segunda-feira, 19 de novembro de 2007

GRANDES PAIXÕES

Meu bicho está com dois meses de UFU e já pela segunda vez envolvido na política estudantil, atitude merecedora do meu incentivo, uma vez que da 1ª vez em uma Universidade eu praticamente morava no DCE da Universidade de Uberaba sob a presidência do Ênio, no início dos anos 80. Nesse momento cursando comunicação social e depois de passar pelo congresso da U.E.E. na capital, rumamos para o congresso da UNE em Piracicaba. Com a delegação escassa peguei o crachá de "segurança",(eu na minha fragilidade de menina de 18 anos!) mas que me permitiu o acesso ao gramado do estádio lotado e pulsante da UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA e pude entregar nas mãos de um Lula ainda sindicalista e trêmulo depois de um discurso inflamado, o jornal do PT que fazíamos em Uberaba. Cheguei a explicar o material que estava entregando em mãos, mas creio que em minha timidez, falando baixo em contraste com a visível emoção do líder por ter se dirigido tão recente à tão grande platéia, que minhas palavras se perderam. Mas foi um grande momento! Estava com minha cãmera fotográfica e ainda hoje naun sei se foi por descuido ou pela repressão reflexo da ditatura que a fez evadir. Se comprovada essa segunda hipótese , mais ainda se torna pungente esse momento histórico.
Era um momento de facções dentro da UNE . Existia a Libélula e o CONLUTE, do PSTU, radicalizando. Conheça mais sobre a origem da UNE em : Usina das Letras-Ensaios-->Memória do Movimento Estudantil: UNE, de Getúlio a Lula -- 02/09/2005 - 12:41 (Félix Maier)
Documento interessante de 1968, em plena ditatura a revista Veja publica o passo a passo no interior de São Paulo do movimento estudantil e consequente repressão e prega o fim da UNE.
http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_16101968.shtml

Mas não vou me prolongar porque o intuito aquí não é falar de política: o assunto é Paixão. Aí que meu coraçãozinho aperta porque meu bicho, menor de idade, até a semana passada ainda não tinha feito nenhuma viagem, exceto para a própria fazenda, sem nós, os pais. De novo aplaudo, eu que sempre bati asas desde muito cedo (a 2ª grande paixão). Mas ainda não é por aí. Está na invasão da administração do Campus Pontal do Triângulo da UFU contra o REUNI.
Sem preparação pousaram e dia seguinte tiveram que retornar para se organizarem retornando no mesmo dia e lá estão, com uso irrestrito do telefone fixo liberado pela UFU(?!?).
Mas são as Paixões... ah!! as paixões , que nos arrebatam nos dão um nó e nos atira no chão, massacrando-nos. Eu que sempre fui movida a grandes paixões, assim como pela
adrenalina que cresce quando faço um esporte radical ou pela pressão de um prazo, muito me deixa apavorada o caso desse meu menino tão inexperiente se envolver tão prontamente, sem maldades, sem críticas, sem visões paralelas nesse movimento que na presidência tem hoje um "aluno que não é estudante". A direção do DCE atualmente está fora da UFU. ...
Já me prolonguei e muito tenho me espreitado contra isso.


http://ocupacaoufu.blogspot.com/

Nenhum comentário: