domingo, 26 de setembro de 2010

FLIP 2.010


BOEMIA assolando noites de magia sem fim. E isso te espera em Paraty.

Muito boa a chegada na FLIP da PENGUiN. VIDA LONGA!






Essa Flip me apareceu de formas positivas, quando participei ativamente de uma pre-producao, quando adquiri em pessoa todos os ingressos que desejava na primeira hora de venda, sem ter que encarar os congestionamentos online correndo o risco de perder palestras de interesse, quando tive olhos de lince para identificar na multidao meus autores selecionados, quando fui a coqueteis com autores, por ter distribuido bem o meu tempo. Enfim, aprendendo os macetes de uam FLIP.
Carecia entretanto de distanciamento para essa postagem porque tambem houveram frustracoes em forma de material/colaborativa e tambem mental, quando meus planos de postagem online em um site em que havia me pre-disposto, devido a reclamacao de ouvinte ao lado sobre a claridade da minha tela, desabaram. Fechei e passei todas as palestras frustradas, espiando com o canto dos olhos os demais postando loucamente.
Minha oportunidade estava se esvaido.
Saindo dali, tudo seria passado.


Enfim, desencanada, me deliciei com as mentes criativas dos mais diversos teores que circularam esse ano de 2.010: Peter Burke, Robert Darnton, Ferreira Gullar, Isabel Allende, Terry Eagleton, Benjamim Moser, Salman Rushdie, Berthold Zilly, Wendy Guerra, Carola Saavedra, os geniais Robert Crumb e Gilbert Shelton, Edson Nery da Fonseca, Moacyr Scliar, Ricardo Benzaquen.
Devo salientar que eu estava mais do que ambientada com o discurso, por ter sido aluna de discipulos de Lilia Schuarcz, quando esmiucei tratados de Peter Burke e capacitada a acompanhar a dissecacao da obra maxima do homenageado Gilberto Freire, Casa Grande Senzala.

Destaque para os nao menos geniais mediadores Lilia Schwarcz, Ángel Gurría-Quintana, Cristiane Costa, Arnaldo Block, Humberto Werneck, Silio Boccanera, Samuel Titan Jr., Sergio D`Avila dentre outros.

Exibicao de Documnetario saboroso com tematica regional,Dias de Caiçara, desenvolvido pela Dialeto Latin American Documentary, divino, e outros como A última viagem de Saramago.



- O diretor de cinema português Miguel Gonçalves Mendes. Intenso, vibrante, apaixonado. Como todos diretores.
Edição especial do filme “José&Pilar”, dirigido por Miguel Gonçalves Mendes, com a despedida do escritor português Saramago.

Foram 12 mesas acompanhadas presencialmente numa maratona inacreditavelmente embriagadora. Acho que explico assim minha tardia postagem.
Carecia tempo para degustar.

FESTA LITERARIA INTERNACIONAL DE PARATY LIZ CALDER mentora intelectual na 8 edicao



Colum McCann a direta

"Eu já viajei muito, mas quero dizer que este é um dos melhores festivais em que estive e o lugar é lindo!" - Colum McCan

Nenhum comentário: